A obesidade é uma doença caracterizada pelo acúmulo de gordura no organismo. Ela é causada pela interação de fatores genéticos, ambientais e emocionais, assim como pelo estilo de vida. A doença costuma causar grande impacto negativo na saúde física e psicológica de seus portadores, o que diminui a qualidade e a expectativa de vida.

Quando, apesar de repetidas tentativas de tratamentos clínicos bem conduzidos, a obesidade se torna grave, a abordagem cirúrgica é considerada. Popularmente conhecida como “cirurgia de redução do estômago”, a cirurgia bariátrica e metabólica é destinada ao tratamento da obesidade grave e das doenças acarretadas ou agravadas por ela, também chamadas de comorbidades (hipertensão, diabetes, apneia do sono, doenças articulares, determinados tipos de câncer etc.).

Tratamento de obesidade grave

Tratamento de obesidade grave

Os benefícios esperados da cirurgia bariátria e metabólica são a perda de peso sustentada, a remissão ou melhora das comorbidades, a diminuição do risco de mortalidade e o aumento da longevidade e da qualidade de vida. Existem quatro critérios específicos que devem ser analisados para a indicação cirúrgica: IMC (índice de massa corpórea), idade, comorbidades (doenças associadas) e tempo de obesidade. Somente após a avaliação médica desses critérios, o tratamento cirúrgico poderá ser considerado.

Havendo indicação para a cirurgia, o paciente é submetido a uma série de exames específicos e avaliado por uma equipe multidisciplinar (cirurgião, endocrinologista, anestesista, psicólogo ou psiquiatra, nutricionista etc.). Durante o período de preparo, o paciente é informado sobre todos os processos pré e pós-operatórios. O diálogo com o paciente enfatiza a necessidade de comprometimento, dedicação pessoal e acompanhamento médico, psicológico e nutricional pós-operatório, de acordo com rotina estabelecida, para que os resultados sejam satisfatórios e sustentados.

Existem diversas técnicas cirúrgicas disponíveis e com indicações específicas. As intervenções são realizadas preferencialmente de modo minimamente invasivo (cirurgia videolaparoscópica). A escolha da técnica depende da avaliação médica e os profissionais que assistem o paciente indicam os procedimentos que julgarem mais apropriados e seguros. A opinião do paciente é sempre levada em consideração após seu esclarecimento sobre as opções disponíveis.

Avaliação pessoal

Se você acha que pode estar entre os possíveis pacientes de cirurgia bariátrica e metabólica ou foi encaminhado para uma avaliação, agende uma consulta. Além da verificação das variáveis envolvidas, todas as suas dúvidas serão esclarecidas. Você deve ser submetido a esse tratamento apenas se critérios médicos forem atendidos e somente depois de estar totalmente esclarecido e preparado. Desse modo, o processo pode ser realizado com tranquilidade e segurança.

O seu tratamento é um processo individual e único que não deve ser comparado a outras experiências. A meta da Clínica Uzum é trabalhar conjuntamente com você, paciente, para que os melhores resultados possíveis sejam alcançados e para que ao longo do processo haja satisfação, tranquilidade e bem estar.